segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Bíblia, casa da Palavra

Bíblia, casa da Palavra
A paróquia da Azoia teve a honra de realizar, entre 20 e 27 de Novembro, a sua "SEMANA DA BÍBLIA". Evento com actividades diárias diversificadas, cujo fim era um só: um maior conhecimento da Bíblia para amar mais a Deus, honrá-Lo e servi-Lo.
Com uma participação média diária de cerca de 35 pessoas, foi bonito ver adultos e crianças em busca de se familiarizarem com Aquela que contém, em seu seio, todo o tipo de Palavras que Deus tinha pensado, desde toda a eternidade, de dirigir aos homens. Os temas de segunda e terça-feira entrosaram-se muito bem no sentido de ajudarem as pessoas a irem, pelas pontas dos seus dedos, à procura de temas bíblicos do seu gosto ou das suas curiosidades. Uma vez estes princípios básicos adquiridos, foi-nos mais fácil entrar na explicação de quarta e sexta-feira sobre o Evangelho de São Marcos. O nosso catequista, do ano litúrgico B, lança, desde a primeira letra, o seu programa ambicioso: falar da “Boa Nova de Jesus Cristo, Filho de Deus”.
Como não recordar o famoso adágio dos exegetas: “a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo” ou ainda as palavras do último Concílio do Vaticano: “A Igreja venerou sempre as divinas Escrituras como venera o próprio Corpo do Senhor” (D.V. nº21). São três a dar testemunho: As Escrituras (= Biblia); a Eucaristia e Jesus Cristo. Chamam-se proto-sacramentos que como na palavra protó-tipo, indicam o que está na origem de outros, na sua raiz. Não há Eucaristia sem Palavra nem Jesus Cristo sem Bíblia. Neste sentido a Bíblia é um proto-sacramento ainda mais forte, por ser Ela a primeira a dar-nos razões para acreditarmos em Jesus Cristo. Verdadeira Palavra de Deus e verdadeira palavra dos homens, lida com os olhos da fé, sob a luz do Espirito Santo e a vigilância dos pastores da Igreja, Ele torna-se para todo o crente “uma nascente de água a jorrar para a vida eterna” (Jo4, 14).
Feitos os primeiros passos, agora é continuar. Lembro, por isso, que o centro bíblico dos capuchinhos de Fátima, organiza um programa anual de formação bíblica. Aqui fica o nº de telefone: 249 530 210 e o E-mail: difusora@difusorabiblica.com
Com estima.
P. Jorge Domingues,
Pároco da Azoia

Sem comentários:

Enviar um comentário