segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Adolescentes da catequese no Jornal PRESENTE

SEMINÁRIO EM SAÍDA - VISITA ÀS PARÓQUIAS

Parceiros, Marrazes, Barosa e Azoia foram as paróquias da vigararia de Leiria que o seminário diocesano visitou em novembro e dezembro.
Com o lema “É BELO SER PADRE”,o seminário tentou despertar estas comunidades cristãs a importância da vocação ao sacerdócio, como um serviço belo de entrega e de amor à Igreja, tal como Jesus o sonhou para a sua Igreja.
Os encontros com os grupos de catequese da adolescência, grupos de jovens e escuteiros foram alguma das principais acções nestas visitas do seminário, deixando-lhes uma boa provocação; “porque não ser padre?”.
Fizeram também parte destas visitas as vigílias de oração, nas quais se procurou dar cumprimento às palavras de Jesus Cristo: “pedi ao Senhor da messe que envie trabalhadores para a sua messe”. A nossa participação nas Eucaristias das comunidades permitiu um contacto próximo com o povo de Deus, a quem o sacerdote é convidado a servir.
A família e a catequese têm um papel importantíssimo no despertar da vocação sacerdotal. Por isso foram igualmente importantes os encontros com os pais e catequistas para os convidar a assumir a sua missão de transmissores da fé.
É bom ver de perto a experiência de Deus a acontecer nas dificuldades e alegrias das paróquias. É lá que o sacerdote nasce e cumpre a sua missão, transmitindo com alegria o Evangelho de Cristo.
Não podemos deixar de levar ao povo de Deus a mensagem de que Ele continua a chamar para o sacerdócio, bastando para isso estar atento e deixar que Ele aconteça em nós. Só assim podemos continuar a dizer: “É BELO SER PADRE!”.
Rui Ruivo



Sem comentários:

Enviar um comentário