terça-feira, 1 de março de 2016

Retiro de crismandos | 2016

Foi neste fim de semana, 27 e 28 de fevereiro, que decorreu em Fátima o retiro com o grupo das  paróquias da Azoia e da Barosa que farão o Crisma no próximo mês de Junho.
A chegada à Casa Argentina (Santuário de Fátima), onde decorreu o retiro, foi surpreendente, que mais parecia que estávamos na Serra da Estrela, com neve a cair.
Depois de nos conhecermos um pouco melhor, foi o momento de partilharmos as nossas dúvidas, as questões que colocamos quando exigimos que a fé seja uma equação demasiado simples. Tal como Tomé, também nós, de coração aberto, expressámos os nossos bloqueios.
A seguir, exigia-se que nos fossem abertas possibilidades de desbloquear aquelas dúvidas. Contámos com a ajuda da Marina, uma jovem que nos contagiou com o seu entusiasmo apaixonado por Cristo e pela Igreja. Ninguém ficou indiferente ao vigor da felicidade da fé que a Marina nos transmitiu.

Passamos o resto da tarde a conhecer um pouco mais da Mensagem de Fátima e da história das aparições. Visitámos a exposição evocativa da aparição de setembro, no convívio Sto Agostinho (Santíssima Trindade) e a Casa das Candeias, onde fomos recebidos com muita simpatia e entusiasmo pela irmã.

Regressados a casa, antes de descansar, tivemos um momento de oração especialmente intenso. Aqui escutámos o que o Senhor nos quis dizer e partilhámos com Ele as nossas dúvidas, os nossos pedidos, os nossos obrigados e os nossos desabafos. Sentimos a presença de Deus de uma forma muito sensível e envolvente.
No Domingo, depois da celebração da oração da Manhã, preparámos a Eucaristia que celebrámos em seguida, já com a presença dos pais.

E assim vivemos mais um passo que certamente, no meio das incertezas que tantas vezes nos bloqueiam, nos veio iluminar e dissipar algumas dessas dúvidas e tornar o nosso coração mais predisposto para acolher o Espírito Santo no dia do nosso Crisma.

Sem comentários:

Enviar um comentário