quinta-feira, 12 de março de 2020

ACTUALIZAÇÃO | Medidas de precaução relativamente ao COVID-19



Estes dias em que surge como pandemia o COVID-19, a Igreja deve assumir o seu papel de responsabilidade cívica. Todos nós devemos estar à altura do desafio que temos e assumirmos o nosso papel de responsabilidade social e de cuidado com a vida e saúde uns dos outros, sobretudo dos mais vulneráveis.
Nesse sentido, seguindo as indicações da Conferência Episcopal Portuguesa, decidimos cancelar na nossa paróquia todas as actividades pastorais INCLUINDO a celebração da Eucaristia. Todas as outras celebrações serão geridas caso a caso.
No entanto, convido a que procuremos encontrar o sentido espiritual que estas limitações nos impõem como oportunidade de aprofundamento do sentido da caridade fraterna e aproveitar o tempo disponível para o fortalecimento da vida interior.

Algumas orientações para a comunidade paroquial de Azoia:   


Na nossa diocese, a suspensão da celebração das missas comunitárias começa sábado, dia 14 de março, e dura até novas indicações.  

Peregrinação Diocesana a Fátima foi cancelada pela diocese.

Batismos, casamentos, confissão e unção dos doentes, quando não é possível adiamento, poderão fazer-se, mas com as devidas precauções e só com os familiares próximos.

Funerais: recomenda-se a contenção na participação das pessoas. Faremos uma breve celebração exequial no cemitério em vez de ir à igreja.

A Catequese fica suspensa para todos até serem dadas novas indicações.

Visita aos Doentes pelos padres e pelos ministros da comunhão é cancelada. Oportunamente faremos essa visita e estaremos junto dos nossos irmãos doentes.

“24 horas para o Senhor” é cancelada.

Via Sacra fica com agendamento suspenso.

Eventos vários: ficam suspensos todos os eventos programados pelas Comissões de Festas até novas indicações

Alguma alteração a estas orientações serão oportunamente comunicadas e divulgadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário